Antes de mais nada, faz-se necessário um esclarecimento a respeito da minha ausência nesses últimos tempos. A verdade é que eu saí um pouco do computador e fui viver. Vocês ainda lembram o que é isso?? Ou esqueceram a senha??
De volta a esse pandemônio, venho a informar que hoje é dia de premiação na suamãe!!
Fim de ano chegando (lembre-se que este blog é regido sob o calendário védico) e é hora das famosas listas de melhores e piores do ano. Cataloguei tudo que ouvi que foi lançado em 2011 e posto minhas respeitosas impressões a respeito.
Eu sei que é inútil dizer isso, mas levando em consideração a ignorância de vocês... vale sempre ressaltar que é opinião única, pessoal e intransferível do macaco que vos fala. O que fica óbvio, uma vez sendo emitida por mim. Ou seja, os critérios de avaliação são meus ouvidos e foda-se.
Dividirei minha análise em 3 atos. Primeiramente os discos, em categorias qualitativas. Logo após, uma lista com parte das melhores músicas do ano que creio não terem sido ouvidas por vocês. E por fim, traço um parâmetro com os anos anteriores.
 |
Mãos à obra! |
DECEPÇÃO:
White Lies - Ritual - Depois de lançar o espetacular
To Lose My Life em 2009, eles agora me vêm com essa MERDA, que vale cada letra em caixa alta. Já desconfio que será o próximo The Killers, que lançou um disco beirando a perfeição e depois desceu o nível. Matou minhas esperanças de eles serem os próximos expoentes da influência post punk em sons mais contemporâneos. Nenhuma música se salva.
Arctic Monkeys - Suck It and See - Sim, eu gostava MUITO mais quando eram adolescentes inconseqüentes. Pena ser tarde demais pra mandá-los à terra do nunca do mundo do peter pan e de lá nunca mais saírem, lançando outros
Favourite Worst Nightmare's da vida. E FODA-SE que tem o dedo do Josh Homme. Esse tipo de porcaria, nem ele consegue salvar. E um disco que deixa
Evil Twin de fora não merece meu respeito.
The Sounds - Something To Die For - Desisto. Mais um caso de primeiro disco foda e logo depois uma expedição em escalada descendente rumo ao fundo do poço. Confesso que só continuo ouvindo isso porque a vocal é gata e me lembra a Madison Ivy (moça ótima!). Fora que é daquelas bandinhas indie-colavelcro que parecem ser todas iguais. BUT... 3 musiquetas se salvam, uma delas será abordada futuramente.
Cut Copy - Zonoscope - Essa não chega a ser uma merda completa. Só inseri nessa categoria porque sei que depois de
In Ghost Colours eles podem fazer melhor que isso.
Lou Reed & Metallica - Lulu - Esse consegue a suprema proeza de ser pior que todos esses 4 de cima juntos. Similar a uma ópera-rock (sem ser sinfônica) com um instrumental bem xumbrequa do Metallica e uma voz insuportavelmente falada do Lou Reed. MUITO barulho por nada.
dredg - Chuckles and Mr. Squeezy - Impossível entender. Começaram "metalcore", foram gradualmente modificando o som pra um rock alternativo-intimista meio progressivo, e depois de 2 discos absurdos, lançam esse meio nada com porra nenhuma. E é imperdoável aquela
capa sugestiva com uma máscara. Dependendo do rosto, poderia estar na categoria melhores 2011...
Note que é categoria DECEPÇÃO e não PIORES. Ouvi muita merda que num merece nem ser citada. Com exceção do Metallica & Lou Reed.
MEIO TERMO:
Red Hot Chili Peppers - I'm With You - Não tem jeito. Sem o Frusciante, não há possibilidade de ficar bom. Apesar do amigo dele não comprometer, não consigo perdoar o hiato de 5 anos sem nenhum material novo, e agora me vir com esse nem-fede-nem-cheira. Não chega a ser ruim a ponto de ir pra lista negra acima, mas não convenceu. Apesar de
Did I Let You Know salvar quase todas as outras.
311 - Universal Pulse - A começar que eu discordo enfaticamente de todas as listas das piores capas do ano, com
essa aí figurando sempre entre as 10 mais. Musicalmente, as primeiras 4 músicas são ótimas e as outras praticamente anulam essas 4 de tão bostas.
The Kills - Blood Pressures - Voltamos
ao caso acima. Primeiras 2 músicas fodas pra caralho e o restante não vale a menção nem a audição.
Anthrax - Worship Music - Interessante. E só. Esperava mais com O Belladonna de volta.
QUEBRA-COCO:
Matanza - Odiosa Natureza Humana - Menos country e mais ódio, niilismo e hardcore. Até agora não sei se superou
A Arte do Insulto, que sempre teve peso considerável no meu top 5 melhores discos nacionais já apreciados por este nobre ouvido símio.
The Strokes - Angles -
Under Cover Of Darkness e
Taken For a Fool já são automaticamente as duas melhores músicas deles.
Does it Offend You, Yeah? - Don't Say We Didn't Warn You - já falei deles
aqui.
David Lynch - Crazy Clown Time -
idem.
Kasabian - Velociraptor! - Uma das melhores, mais consistentes e regulares bandas atualmente. Depois de 3 excelentes discos a criatividade ainda tá no talo.
I Hear Voices é uma das coisas mais lindas que eu ouvi esse ano. E estou POUCO ME FUDENDO pra bateria eletrônica dela.
E agora chega o momento mais esperado da noite. A hora de ser entregue a estatueta do Macaco Nervoso do Saco Roxo. Equivalente ao que hollywood chama bregamente de Oscar.
A tela acima é a lista de artistas mais ouvidos da last.fm em 2011 no mundo todo. De um lado temos uma ótima cantora, uma voz legal e tal que todas as mídias resolveram dar amplo espaço em 2011. Do outro lado temos uma hermafrodita dos inferno que é empurrada guela abaixo de todas as pessoas pelas mídias medíocres. E de outro lado (quantos lados tem essa merda??) temos uma banda com 1/72 avos do espaço das outras duas, com apenas um disco lançado e que foi mais ouvida que todas as outras. Inclusive mais que Foo Fighters e seus milhões de fãs mimimis.
Foster the People - Torches - A melhor banda e o melhor disco de 2011, mas de MUITO longe. Sonoridade mesclando o alternativo-contemporâneo com o pop anos 80 e todos os seus subgêneros (disco, new wave, synthpop). É FODA e ponto final. Caso você discorde, certifique-se que seu celular já não está tocando...
Seguindo a procissão, separei um top 20 das melhores músicas ouvidas neste ano, já upadas nos comments. Obviamente fugindo das obviedades que vocês já ouviram.
311 - Sunset In July
311 - Wild Nights
Anthrax - Fight 'Em 'Till You Can't
Beastie Boys - Too Many Rappers [New Reactionaries Version]
Bella Morte - Undertow
Cansei de Ser Sexy - City Grrrl
China - Distante Amigo
Copacabana Club - Sounds Like Confusion
Copacabana Club - Sex Sex Sex
Cut Copy - Pharaohs & Pyramids
Foster the People - Helena Beat
Foster the People - Pumped Up Kicks
Foster the People - Houdini
Lirinha - Ela Vai Dançar
The Sounds - The No No Song
The Vaccines - A Lack of Understanding
Vespas Mandarinas - Antes Que Você Conte Até Dez
Vespas Mandarinas - Quarta Parada
Yuck - Get Away
Yuck - Operation
Destes, destaco:
Vespas Mandarinas, banda brasuca que me lembrou épocas áureas de rádio cidade anos 99, 2000. Som bem despretensioso e bem executado, lembrando um pouco essa fase citada de Cabeçudos, Rumbora, Tijuana, Tianastácia... engraçado, só parei pra ouvir porque o "EP" leva o nome de uma das grandes ídolas de todos nós, SASHA GREY. Belo trabalho de marketing...
Lirinha, vocal do Cordel do Fogo Encantado, lançou seu primeiro disco solo depois que a banda foi-se. Vale MUITO o confere.
A lamentar somente o fato de uma tal de Equal ter enrolado PRA CARALHO e só ter lançado
Em Algum Ponto do Caminho em 2012, senão tava nesse top 20 ae também.
Teria muito mais a dizer sobre as bandas que eu citei só nesse top 20, mas agora que eu vi que esse post tá tão grande que duvido muito que alguém chegue vivo até aqui. Duvido tanto que vou até revelar a senha da minha conta bancária sem medo: ******* (Final do post eu devo estar assinando como Tolkien já...)
Conclusão:
2011 num foi dos melhores anos não. Levando em consideração que ouvi o dobro dos anos anteriores, se for analisar separadamente só pelos melhores discos lançados a cada ano, fica vergonhoso.
2009 não vale porque as duas melhores bandas dessa galáxia lançaram duas fábulas encantadas (Depeche Mode e Prodigy). E ainda teve White Lies, Vains Of Jenna e Franz Ferdinand.
2010 também tá à anos-luz de distância, com Bring Me The Horizon, Pendulum, Hardcore Superstar, Ghost e Two Door Cinema Club (os dois primeiros, integram a minha lista de top 10 ad eternum).
E pra 2012, expectativa de Marilyn Manson, QOTSA, Rockz, retorno do Black Sabbath, Van Halen, e principalmente, que as pessoas que cantam Michel Teló perto de mim sofram de fenômeno semelhante àquele filme Fim dos Tempos.
FIM
não se engane, acaba aqui apenas o velho testamento. Pretendo ouvir as listas que foram publicadas com os melhores 2011, e voltarei com o novo testamento, especial "listas que eu vi por aí".