terça-feira, 30 de agosto de 2011

Aumente o grave da sua caixa de som...


Não fazia ideia do que postar, até que ouvindo "Shadow’s Keeper" do Black Rebel me veio a ideia: Porque não fazer um compilado com algumas músicas que possuem belas, poderosas, viajantes, dançantes linhas de baixo? Todo mundo gosta do som do baixo.

Pra abrir esse post improvisado, nada melhor do que uma música um tanto quanto tosca, zuada, de um dos filmes mais “cool” que eu já vi: Scott Pilgrim VS The World. Gravada originalmente pelo Beck, e interpretada no filme pela fictícia banda Sex Bob-omb, ela resume pra mim o espírito desse blog: descaralhação, diversão, e música boa.

Seguindo a linha Fuzz/distorção, temos "Romantic Rights" do Death From Above, e a já citada Shadow’s Keeper do Black Rebel. Um tanto quanto óbvia, mas não menos foda é a presença de "You Can’t Quit Me Baby", do QOTSA. Uma das melhores deles. Ouvir isso chapado deve ser muito loko.

Não vou citar música a música dessa cepa, porque isso aqui tá com música pra diabo. Você vai encontrar muita coisa boa nessa lista, vai por mim. Mas por outro lado também, tem alguns clichês, claro. (aposto que vc pensou em "Around The World" do Red Hot, se ferrou, surpreendi...) E pra não falar que só postei coisa boa, tem Charlie Brown Jr. também.

Algumas músicas já apareceram em meus posts anteriores ("Quarantined", do At The Drive-In, "I Will Posses Your Heart", do Death Cabie), e se mesmo assim, vc não der a elas o devido carinho e atenção, você é um bobo.

Abro um parêntese pra falar de "The National Anthem", talvez a única música não gravada pelo baixista da banda de autoria. Curiosamente, uma das melhores linhas de baixo do Radiohead não foi gravada pelo Greenwood mais feio, mas sim pelo mais feio da banda, o dançarino Thom Yorke. Se bem que incluí aqui "Hard Times", do Blakroc, e o Dan Auerbach é mais conhecido pelo seu talento na guitarra, mas como ele grava uma caralhada de coisa no coletivo Nigga, e isso é mais um projeto do que uma banda, então não conta. Ou conta?






MEU baixo.

Não poderia deixar de falar de “Reticências”, pequena pérola do primeiro disco do Rockz, banda que todos aqui conhecemos, dããã. Não é pra puxar o saco do Daniel (até pq ele nem vai ver essa porra), mas o trabalho dele nessa música é simplesmente perfeito. Econômico, preciso, groovado, belo, enfim, tudo que podemos usar pra descrever uma bela linha de baixo.

Fica até sem graça falar do Cure, e tive muitas dúvidas sobre qual música incluía nessa cepa, mas Simom Gallup é um dos meus baixistas favoritos, o timbre do baixo dele é um dos meus favoritos, The Cure é uma das minhas bandas favoritas, então foda-se, qualquer uma serviria. Tá, "Last Dance" não é qualquer uma.

Outra que não dava pra ficar de fora é "This Chamimg Man". Acho que é a linha de baixo mais bonita de todas as músicas que eu já ouvi em todos os tempos. E segundo o Last.Fm, desde 2009 pra cá eu ouvi mais de 100 mil músicas, logo... ponto pro subestimado Andy Rourke, excelente baixista dos Silva.

Não. Me nego a falar de "Darker" do Doves. Não precisa.

O momento fritação desse compilado, fica por conta de "Day of The Baphomets", do Mars Volta. Além da linha de baixo primorosa, (creio que é a mais absurda dentre todas as selecionadas) a música é uma fritação fudida. Uma das que melhor resume o que é o Mars Volta. Porrada, viagem, psicodelia, groove, improviso, peso, um solo de sax absurdo nas pontes, um solo absurdo de bongô no final, uns falsetes absurdos do Cedric, uns solos absurdos do Omar e do Frusciante (sim, do Frusciante!) enfim, a música é absurda.

Como antes de resolver usar o instrumento do Léo (HUM!) como mote do post eu não tinha muita ideia do que postar, procurei não pensar muito, e ir colocando as música que viessem na minha cabeça, porque se eu parasse pra pensar, nunca chegaria a uma conclusão, e alteraria a lista mil vezes.

Sei que você vai discordar, e falar “Po, faltou você colocar a música tal, da banda tal” ou “Ai, essa nem é a melhor deles, sou muito mais essa”, mas eu to pouco me fudendo pro que você acha. Como diria Josh:



Até porque, existe o meu gosto, e o mau gosto. Se você não tem o meu gosto, logo...

P.S.: Ah não, sério que dessa vez eu postei e subi o link ao mesmo tempo?

\o/

P.S.²: Eu sempre esqueço de colar a playlist nas minhas coletâneas:

1 - Sex Bob-omb - We Are Sex Bob-omb
2 - Death From Above - Romantic Rights
3 - Black Rebel Motorcycle Club - Shadow's Keeper
4 - Queens Of The Stone Age - You Can't Quit me Baby
5 - Alice In Chains - Would
6 - Red Hot Chilli Peppers - Give It Away
7 - Charlie Brown Jr. - Como Tudo Deve Ser
8 - Tommy Guerreiro - No Time For Time
9 - BlacRoc - Hard Times
10 - Radiohead - The National Anthem
11 - Beatles - Shes's So Heavy
12 - Placebo - English Summer Rain
13 - Doves - Darker
14 - Nine Inch Nails - With Teeth
15 - Tool - Sober
16 - Chevelle - The Fad
17 - Deftones - Hole In The Earth
18 - A Perfect Circle - Vanishing
19 - At The Drive-In - Quarantined
20 - The Mars Volta - Day Of Baphomets
21 - Led Zeppelin - Ramble On
22 - Death Cabie For Cutie - I Will Posses Your Heart
23 - The Smiths - This Charming Man
24 - The Cure - Last Dance

25 - Rockz - Reticências

4 comentários:

  1. http://www.4shared.com/file/TNlNio0w/Bass_Trip.html

    ResponderExcluir
  2. Assim que terminei de subir o arquivo, e finalizei o post, vi a atrocidade que cometi ao deixar Primus de fora, mas não tem problema não. Já fica a ideia pro meu próximo post.

    ResponderExcluir
  3. excelente, excelente. A idéia de coletâneas é ótima mesmo, estou processando algumas inclusive. E a "como tudo deve ser" é mágica. Quando ela foi composta, nasceu um baixo do ventre de uma senhora virgem nas ilhas canário.

    ResponderExcluir